Hoje em dia é quase impossível conversar com alguém sem que seja ouvido um "Com certeza!" ou um "Fala sério!" e até mesmo um "Tipo assim..." e o pior de todos: o "Ninguém merece!"
Não se sabe o que está acontecendo com a população. É possível que o excesso de má programação na televisão esteja causando um "emburramento" coletivo.
E esse palavreado pobre não se dá nas camadas menos favorecidas financeiramente, é quase impossível falar com alguma menina moradora de zona sul (área nobre do Hell de Janeiro) sem ouvir um “ó, tipo assim...” frase maldita que inicia o assunto, não importa qual seja ele.
Exemplo:
- O que você acha da política atual?
A menina:
- Ó, tipo assim... eu acho que o Lula blá, blá...
- E a copa do mundo?
A menina:
- Ó, tipo assim... O Ronaldo tá muito goooordo. ( e algumas ainda fazem isso,
alongam algumas vogais).
A revista Veja (que em MG é conhecida como Óia) já publicou uma matéria a respeito do “com certeza”. Nessa matéria dzia que essa bendita frase serve de resposta para qualquer pergunta.
- Vai chover?
- Com certeza!
- Ta quente?
- Com certeza!
- Ronaldo ta gordo?
- Com certeza!
- O Lula vai mau no governo?
- Com certeza!
Vai chegar um dia que o “Com certeza!” vai ser usado até pra perguntas as quais ele não sirva.
Ou seja:
- Quer feijão?
- Com certeza!
- Como você está?
- Com certeza! (?)
E pelo que vemos é daí pra pior.
E no ônibus? – PÔ, “NINGUEM MERECE” ESSE MOTORISTA?
Em entrevistas de trabalho essas pessoas que abusam desse tipo de expressões devem ter os currículos colocados em baixo da pilha. Se você é um dos que usam essas frases.. é bom tomar cuidado.
Lembre-se sempre de um trecho que poema do imortal Carlos Drummond de Andrade: “Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas.”
E tenho dito.