Lula – O Homem das cavernas.
(Ou PAC - Programa de Arrendamento das Cavernas.)
De algum tempo pra cá tenho tentado entender o lado do presidente Luiz Inácio, o popular Lula. Homem do povo que viveu o “sonho americano”, só que em terras Tupi, de chegar a presidência da nação. Um feito extraordinário para um pessoa sem certo grau de instrução, não tirando seu mérito. Fato: ele tem carisma. E no momento em foi eleito a euforia que o povo vivia, principalmente os mais necessitados, era algo realmente novo. Mais ou menos o que pode ter acontecido na era JK. Um mandato já foi, outro já veio, alguns acertos, alguns erros...Nada de tão diferente dos outros governos.
Corrupção, manipulação, etc...Ele mesmo disse que no mandato dele teve muita corrupção, mas puniu muito mais do que outros governos! Pode ser...
Mas o que me levou a escrever um texto sobre o Lula não é nada tão político, não sou especialista... Nem conheço tanto além do que se lê nas revistas, sites e jornais. Mas uma matéria exibida no jornal nacional do dia 17 de janeiro desse ano, 2009, mostra algo que pra muita gente pode não ter a menor importância, pra outras média (para mim e outras pessoas que só gostam do assunto) e alguns muitíssima importância (para os Biólogos e espeleológos, esses devem estar de cabelo em pé!). Uma lei, que o jornal disse, que o presidente assinou a qual classifica as cavernas brasileiras em quatro categorias e que de acordo com o grau de importância, poderiam ser exploradas de forma comercial. Quem pensou em turismo passou longe. Quando se diz comercial é comercial mesmo...Destruindo pra extrair o calcário. E pra quê?
Pra fazer cimento! Isso mesmo...quando você estiver construindo sua casa, ou aquelas piscina que seus cunhados aproveitarão mais do que você, poderá ter o cimento vindo de uma caverna de milhares de anos que não foi explorada totalmente.
Dados dos estudiosos que nem 10% das cavernas brasileiras foram estudadas profundamente (sem trocadilho!). Criaturas que só vivem nesses ambientes podem simplesmente sumir nas explosões sem ao menos serem catalogadas.
Fato mais curioso ainda é que o Ministro do meio ambiente e dos coletes, Carlos Minc, que era ferrenho defensor das causas ambientais e estava sempre criticando quando o governo vacilava contra a natureza não s emanifestou, ou pelo menos os jornais não noticiaram...
Será que quando era do Partido Verde era mais fácil ficar contra do que agora que está no PT? Não devemos ser levianos. Esperemos pra ver sua posição.
Como disse anteriormente, não sou estudioso do assunto, mas acho interessante. Fico imaginando a aflição dos cientistas como os Paleontógrafos, biólogos, espeliologistas e outros profissionais que vivem dessas cavernas.
Como cidadão, brasileiro e a favor da ciência me indignei. Não sou simpatizante de bandeiras políticas. Acho que deveriam primar pelo patrimônio público e preservar a natureza. Se o intuito do Lula era entrar pra história ele pode conseguir, não só como homem simples e operário que chegou ao cargo mais alto do país, mas também como mais um governante que se curvou ao poder das grandes corporações, as quais quando a natureza luta contra já entra para perder.
Quem quiser saber mais sobre essa nova asneira do presidente leia no site de quem pode esclarecer melhor:
Sociedade Brasileira de Espeleologia (quem estuda as cavernas)
- "Ei, Fred, o pior é que o Lula podia ser um de nós."
- Isso mesmo, nanico, sacanagem...
Famílias que podem ser desalojadas de suas residencias por causa do decreto do Lulinha!